FalkenNews
ANO V – nº – São Paulo, julho de 2010

São Camilo de Lellis
14/07

Nasceu em Bocchianico, Itália, Camilo lutou por Veneza contra os turcos percorrendo uma carreira militar e de jogador e terminando sem um centavo em Nápoles em 1574. Camilo entrou para a ordem do Franciscanos Capuchinos mas teve que sair devido a uma perna doente provocado por ferimentos na guerra contra os turcos. Devotado aos doentes e pobres, Camilo chegou a ser diretor do Hospital São Giacomo em Roma. Seu confessor na época era não menos que São Felipe Neri e dele recebeu permissão para ser ordenado. Com dois companheiros ele fundou uma congregação para ajudar aos doentes chamada "Ministros dos Doentes " os Camilos.
Ele foi ordenado pelo Bispo Thomas Goldwell de São Asaph da Inglaterra e iniciou sua congregação, aumentou suas casas em 1583 e abriu uma casa em Nápoles. Camilo e seus homens cuidavam de doentes que chegavam com a praga em navios no porto de Roma. Em 1591 o Papa Gregório XIV aprovou oficialmente a Congregação e Camilo enviou seus membros para Hungria e Croácia. Eles trabalharam na primeira unidade médica de campo para cuidar de feridos na frente de batalha. Muito doente São Camillus renunciou como superior de sua Congregação em 1607 e faleceu pouco depois em Roma em 14 de julho de 1614. Ele foi canonizado em 1746 e declarado junto com São João de Deus, padroeiro dos doentes, pelo Papa Leao XIII (1878-1903).
O papa Pio XI (1922-1939) o indicou como padroeiro das enfermeiras e enfermeiros. Suas relíquias estão em Roma. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado com a túnica da Ordem e é chamado "Pai da Boa Morte".



Sua festa é celebrada no dia 14 de julho.

Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos)

Camilianos, ou Padres Camilos, é o nome usual da Ordem dos Ministros dos Enfermos.

Durante a Idade Média se registra muitas fundações carismáticas religiosas de grande importância, tendo como objetivo principal a defesa e a cura da vida humana como 'imagem e semelhança do Criador' (Gn. 1,26). Conexa a essa primeira parte da preocupação está também a idéia de salvar a alma. A Ordem fundada por Camillo de Lellis faz parte das fundações humanitárias e de Caridade Evangélica da Idade Média. Fala-se da vigília da festa da Assunção de N. Senhora do ano 1582, quando o jovem de 32 anos passados fundou a 'companhia' de homens de boa-vontade. Esses, junto com ele, deveriam dedicar-se à cura dos enfermos única e exclusivamente por Amor de Deus. O início do projeto de Camillo foi muito simples, mas em pouco tempo a história registrou uma significativa presença da prática da caridade sem limites. Daquele início até então já se passaram mais de 400 anos, e homens e mulheres testemunharam com a vida a plena dedicação ao serviço dos irmãos mais necessitados entre os necessitados, isto é os enfermos. A 'companhia' fundada por Camillo, que mais tarde (1591) foi elevada ao grau de Ordem Religiosa, atualmente está presente nos cinco Continentes testemunhando aquele mesmo Amor incondicionado, que inspirou Camillo, pelos mais necessitados e indefesos.



 


FalkenNews
Antecipando a informação

 

Veja Também
01/06 - João Baptista Scalabrini, clique aqui
06/06 - São Norberto,
clique aqui
07/06 - São Marcelino Champagnat, clique aqui
09/06 - Beato José de Anchieta, clique aqui
13/06 - Santo Antônio de Pádua, clique aqui
19/06 - São Romualdo, clique aqui
21/06 - São Luiz Gonzaga, clique aqui
27/06 - Sagrado Coração de Jesus, clique aqui
27/06 - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, clique aqui
28/06 - Imaculado Coração de Maria, clique aqui
 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

FalkenNews ANO V– nº 6 – São Paulo, maio de 2010 veja também
FalkenNews ANO V– nº 5 – São Paulo, abril de 2010 veja também
FalkenNews ANO V– nº 4 – São Paulo, março de 2010 veja também
FalkenNews ANO V– nº 3 – São Paulo, fevereiro de 2010 veja também

FalkenNews ANO V– nº 2 – São Paulo, janeiro de 2010 veja também

FalkenNews ANO IV– nº 2 – São Paulo, março de 2009 veja também

FalkenNews ANO III – nº 6– São Paulo, dezembro de 2008 veja também