FalkenNews
ANO V – nº – São Paulo, Fevereiro de 2010

Nossa Senhora dos Navegantes

2 de fevereiro

    Estrela do Mar, Senhora dos Mares, das Candeias, da Esperança, da Boa Viagem, dos Navegantes, são alguns títulos de Nossa Senhora relacionados à proteção das pessoas que se movem sobre as águas, amparando-as dos perigos e conduzindo-as ao porto. É Ela que, intercedendo junto a Jesus, leva as almas ao porto da eterna salvação.

Essa devoção teve início no tempo das Cruzadas, quando os cristãos atravessavam o Mediterrâneo em direção à Palestina.

Na época das grandes navegações, essa devoção desenvolveu-se muito entre os navegantes portugueses e espanhóis. Antes da partida das caravelas, os viajantes assistiam à Santa Missa e imploravam a bênção da Mãe dos Navegadores para as perigosas jornadas de além-mar. Confiavam que Seu Filho os ajudasse, como o fez com seu*-s discípulos no Mar da Galiléia.
     Chegou logo ao Brasil essa prática piedosa dos homens do mar, dos rios e dos lagos, que preferiram a invocação Nossa Senhora dos Navegantes. Os mais conhecidos santuários com esse nome estão em zonas de pescaria: na Praia de Mucuripe, de Fortaleza; em Penedo (Alagoas) e em Porto Alegre; Santos, Cananéia e Diadema (próximo à represa Billings), no Estado de São Paulo.
  Nesses santuários as festividades acontecem na primeira semana de fevereiro, com animadas procissões aquáticas, precedidas da embarcação que leva a imagem da Virgem Maria, representada de pé, tendo o Menino Jesus nos braços.

É Padroeira de Porto Alegre, que realiza sua festa há mais de um século, com o concurso de 100 mil pessoas nos últimos anos.

 

 


Conheça alguns produtos com Nossa Senhora dos Navegantes, clique aqui.

 


Oração

Ó Nossa Senhora dos Navegantes,
Mãe de Deus, Criador do Céu, da Terra, dos rios, dos lagos e dos mares, peço a Vossa proteção em todas as minhas viagens.

Protegei-me dos ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas para que não me desvie da rota do meu dever.

Minha vida é como a travessia de mar turbulento: as tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero.

Com a Vossa proteção e a misericórdia de Seu Filho, o barco da minha vida há de vencer com entusiasmo todos os obstáculos, ancorando segura e tranqüilamente no porto da eternidade.

Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por mim.



FalkenNews
Antecipando a informação

 

Conheça também sobre Nossa Senhora da Luz ver mais...
Conheça também sobre São Brás ver mais...

Veja também sobre Nossa Senhora de Lourdes ver mais...

 

EDIÇÕES ANTERIORES

FalkenNews ANO V– nº 2 – São Paulo, janeiro de 2010 veja também

FalkenNews ANO IV– nº 2 – São Paulo, março de 2009 veja também

FalkenNews ANO III – nº 6– São Paulo, dezembro de 2008 veja também