FalkenNews
ANO V – nº – São Paulo, Março de 2010

São Domingos Sávio

6 de março

 

Nasceu em Riva, Itália, a 2 de abril de 1842. O pai era ferreiro, a mãe costureira. Foi aluno e discípulo de São João Bosco, que nos deixou sua biografia.

Pouca idade, muita piedade: aos quatro anos já reza as orações da manhã e da noite. Aos cinco vai com sua mãe à igreja, e - esforçando-se para portar o grande missal - ajuda a Missa com muita compenetração. Aos sete faz a Primeira Eucaristia (permitida só com doze anos na época). Os quatro propósitos que faz nesse dia dão idéia da qualidade de sua alma: confessar-se e receber a Sagrada Comunhão com freqüência, santificar os dias de festa, ter como amigos Jesus e Maria, e antes morrer que pecar.

Campeão na devoção, o é também nos estudos e no comportamento: não deixa o primeiro lugar para ninguém. Também não mede sacrifícios, tendo que andar a pé cerca de 20 quilômetros por dia para ir à escola, aos 10 anos. Quer concluir os estudos e ser sacerdote.

Colegas seus fazem uma travessura que daria em expulsão, e o culpam. Ele assume a ação. Descobertos os autores do delito, Domingos explica ao superior que queria imitar a Nosso Senhor, que sendo acusado injustamente, não Se defendeu.

Mestre e discípulo se conhecem quando este tem 12 anos. Afável e de aprazível condição, guarda agradável compostura onde quer que esteja. Impressiona a seriedade com que cumpre os deveres. É uma vida exemplaríssima, um contínuo progredir de virtude em virtude. Assim, requinta seu propósito feito aos sete anos: guerra de morte ao pecado mortal e também ao venial.

Seguindo conselhos de Dom Bosco, arremata seu programa de vida: ser um santo alegre, um apóstolo zeloso para atrair a Cristo todos os meninos que possa, evitando assim que se condenem.

Com 15 anos, amadurecido precocemente na fé e no amor, em 9 de março de 1857, falece exclamando: “Adeus, pai, adeus! Oh! que coisas tão lindas estou vendo!” #

 


Conheça alguns produtos com São Domingos Sávio, clique aqui.

 


Oração

Querido São Domingos, que dedicastes vossa curta vida ao amor de Jesus e de Sua Mãe, protegei a mim, jovem de hoje. Peço a compreensão da beleza das virtudes cristãs e a graça de praticá-las, declarando guerra ao pecado.

Infundi em minha alma a inocência, e rogai ao Senhor pela salvação de minha alma e de todos os que me são caros. Amém.



FalkenNews
Antecipando a informação

 

Veja também sobre Nossa Senhora dos Navegantes ver mais...
Veja também sobre São Brás ver mais...

Veja também sobre Nossa Senhora de Lourdes ver mais...

 

EDIÇÕES ANTERIORES

FalkenNews ANO V– nº 2 – São Paulo, janeiro de 2010 veja também

FalkenNews ANO IV– nº 2 – São Paulo, março de 2009 veja também

FalkenNews ANO III – nº 6– São Paulo, dezembro de 2008 veja também