FalkenNews
ANO V – nº – São Paulo, junho de 2010

São Romualdo
19/06

Nasceu em 951 em Ravenna, Itália. Nobre italiano, da família os Duques Onesti, cresceu até os 30 anos entregue às vaidades de uma família ambiciosa, ocupando o tempo nos exercícios bélicos, na caça e nas diversões. Nenhum sinal de fé ou prática religiosa, a não ser o batismo recebido quando criança. Num duelo a que assistiu como testemunha, em que o pai matou um amigo íntimo seu, provocou nele um choque e uma crise religiosa. Retirou-se, então, para um Convento Beneditino com a intenção de encontrar tranquilidade de espírito. Pela primeira vez na vida foi orientado para a oração. Um dos religiosos sugeriu-lhe a idéia de abandonar o mundo e tomar o habito da Ordem Beneditina. São Romualdo seguiu este conselho e dedicou-se com tanto zêlo à sua santificação que se tornou, em breve, modelo de religioso.

Fez algumas experiências de vida religiosa eremítica na Itália e na França, atraindo vários discípulos. Com eles, mais tarde, fundou o Mosteiro de Camaldoli, célula inicial duma ordem religiosa que passou a história com o nome de Ordem Camaldulense.

Romualdo pode ser contado entre os grandes reformadores da vida religiosa monástica da estrita observância que engarnavam o espírito de ascetismo tão característico daqueles tempo impregnados pela fé católica. Construía celas separadas em lugar de difícil acesso. Os monges habitavam nestas celas reunindo-se somente para os ofícios divinos. Silêncio, trabalho, oração e penitência caraterizam a vida destes religiosos.

São Romualdo morreu em 1027, com 75 anos. Seu corpo foi encontrado intacto depois de 400 anos!

Sua festa é celebrada no dia 19 de junho.



Ordem dos Camuldalenses


A Congregação Camuldalense da Ordem de São Bento (latim: Ordo Sancti Benedicti Camaldulensis) (OSB Cam), ou Ordem religiosa dos Camaldulenses, é uma ordem religiosa pertencente à família dos Beneditinos, ordem religiosa fundada por São Bento de Núrsia no século VI. O ramo Camaldulense estabeleceu-se graças aos esforços do monge italiano São Romualdo, por volta do ano 1000, no Sagrado Ermitério de Camaldoli, no cimo das montanhas centrais de Itália, perto de Arezzo. A sua reforma pretendia renovar e reintegrar a dimensão solitária da vida monástica sendo, por isso, uma Ordem essencialmente contemplativa. De origem italiana, espalha-se, actualmente, por todo o país.

A Ordem está, actualmente, dividida em duas congregações autónomas. Uma tem sede nas montanhas de Camaldoli, englobando diversos mosteiros e ermitérios. A outra, a Congregação de Monte Corona, foi fundada pelo reformador renascentista São Paulo Gustiniani, e compõe-se de grupos muito reduzidos de monges ou mesmo de monges que vivem isolados em ermitérios. Existem monges Camaldulenses nos Estados Unidos da América (a partir de 1958), Brasil, Índia, França, Polónia, Espanha (Miranda de Ebro - Burgos), Colômbia (Monte Corona) e na Tanzânia.


 


FalkenNews
Antecipando a informação

 

Veja Também
01/06 - João Baptista Scalabrini, clique aqui
06/06 - São Norberto,
clique aqui
07/06 - São Marcelino Champagnat, clique aqui
09/06 - Beato José de Anchieta, clique aqui
13/06 - Santo Antônio de Pádua, clique aqui
19/06 - São Romualdo, clique aqui
21/06 - São Luiz Gonzaga, clique aqui
27/06 - Sagrado Coração de Jesus, clique aqui
27/06 - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, clique aqui
28/06 - Imaculado Coração de Maria, clique aqui
 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

FalkenNews ANO V– nº 6 – São Paulo, maio de 2010 veja também
FalkenNews ANO V– nº 5 – São Paulo, abril de 2010 veja também
FalkenNews ANO V– nº 4 – São Paulo, março de 2010 veja também
FalkenNews ANO V– nº 3 – São Paulo, fevereiro de 2010 veja também

FalkenNews ANO V– nº 2 – São Paulo, janeiro de 2010 veja também

FalkenNews ANO IV– nº 2 – São Paulo, março de 2009 veja também

FalkenNews ANO III – nº 6– São Paulo, dezembro de 2008 veja também